domingo, 13 de março de 2011

Meio termo

A razão e os sentimentos são duas coisas que desde que o homem vivia nas cavernas andam acompanhadas e ao mesmo tempo separadas. As duas são totalmente opostas, mas certamente, sem uma não existiria a outra.
 O sentimento é algo involuntário que o ser humano produz, como o amor, o ódio, a tranquilidade, a inveja, a tristeza... não se explica, se sente. E são elas que nos fazem criar algum motivo para se viver.
 A razão é o oposto, é um pensamento que produzimos através de algum ato que formos executar, algo que nos faz pensar se aquilo terá alguma consequência   para a sociedade ou para a própria pessoa.
 Pensar, viver e agir com um só deles é impossível ou até loucura. Se formos só pelo sentimento, jamais pensaríamos nas consequências de um ato, viveríamos tudo à flor da pele, magoaríamos demasiadamente ao próxima e não teríamos controle de nós mesmos. Se formos viver apenas pela razão, tudo seria muito monótono, muito de "caso pensado", muito decorado demais. Não sentiríamos o verdadeiro sabor das coisas.
 Temos que encontrar um meio termo nesses dois, o equilíbrio entre eles é sempre melhor. Usar o sentimento e a razão quando achar necessário, sentir muito mas seguir uma própria ética com a sociedade, diria até sorrir quando querer, mas saber ficar sério quando for necessário.
Enfim, provar da dádiva de vida com responsabilidade e amor no coração, viver intensamente, mas com a cabeça no lugar.

Um comentário:

  1. Prazer Lari adorei o blog e gostaria de te dizer que, o pensamento (faculdade racional do homem ) é quem gera o sentimento, analise bem se vc começar a enxergar as coisas por uma nova perspectiva seu pensamento ira mudar seus sentimentos e emoçoes. (varias pessoas quando viajam a um lugar o contemplam e ficam maravilhadas com a beleza as pessoas. por que nao podemos contemplar os detales de onde vivemos assim como outras pessoas o fazem ao chegar aqui ?? . Ve logo podemos mudar nosso sentimento atraves de um pensamento que é gerado pelo lado racional de nos.. OBG

    ResponderExcluir